Notícias

Montanhas e ilhas - enfrentando desafios e explorando oportunidades juntos

Após o sucesso do Mountains 2016 (Bragança, Portugal) e do Mountains 2018 (Nova Friburgo, Brasil), o Mountains 2020 será realizado em Praia, Cabo Verde, de 23 a 27 de novembro de 2020.

O Mountains 2020 enfatizará como a pesquisa científica pode contribuir para soluções inovadoras baseadas na ciência para os desafios que as áreas montanhosas enfrentam hoje, com o foco nos riscos climáticos, na segurança alimentar, na degradação ambiental e na migração humana.

Organizar o Mountains 2020 no arquipélago de Cabo Verde, um grupo de ilhas montanhosas, cria uma oportunidade extraordinária para ligar cientistas e interessados em montanhas e ilhas e considerar como enfrentar conjuntamente ameaças e desafios para o seu desenvolvimento sustentável.

Veja o folheto para mais informações sobre o evento.

Mountains 2018 na TV brasileira

Mountains 2018 - Evento Internacional em Friburgo debate o desenvolvimento sustentável em regiões de montanha.

Começou o evento Mountains 2018

O evento Mountains 2018 teve início na segunda-feira, dia 10 de dezembro, em Nova Friburgo, Brasil.

O evento, que compreende o III Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha e a II Conferência Internacional sobre Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Montanhosas, é a maior conferência dedicada à pesquisa e desenvolvimento sobre montanhas alguma vez organizada no Brasil.

O CIMO e Instituto Politécnico de Bragança, entidades organizadoras do Mountains 2016, a primeira edição do evento que teve lugar em Bragança em 2016, são co-organizadores da edição de 2018 em conjunto com a Embrapa, principal organizadora, e várias outras instituições no Brasil e a Escócia. A Rede Ibérica de Investigação de Montanha, a Rede Portuguesa de Investigação de Montanha e a LuMont colaboram na organização do evento. Os principais tópicos da edição de 2018 do Mountains serão referentes às políticas públicas e à conexão entre a pesquisa e a pratica na temática das montanhas.

Criação do CIMO - Cabo Verde

No passado dia 23 de novembro foi assinado na cidade da Praia um protocolo entre o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Cabo Verde, que visa a criação do CIMO-Cabo Verde, uma extensão do Centro de Investigação de Montanha (CIMO).

A liderança internacional do CIMO e a excelente cooperação do Instituto Politécnico de Bragança com Cabo Verde, nomeadamente na formação de estudantes cabo-verdianos, potenciam uma mais estrita cooperação científica com Cabo Verde, sustentando a criação deste novo centro.

O CIMO-Cabo Verde assume-se como um centro de investigação e inovação e dedicar-se-á à investigação relevante na melhoria das cadeias agroalimentares atuando, a montante, no aumento da eficiência da produção agrícola e, a jusante, na obtenção de ingredientes de alto valor acrescentado por prospeção em espécies autóctones de Cabo Verde (ambientes terrestres e marítimos). Numa abordagem multidisciplinar, combinará ciências naturais e do ambiente e da engenharia na promoção do desenvolvimento sustentado baseado em recursos endógenos e na criação de cadeias de valor com ênfase no setor agroalimentar, transformando especificidades da cadeia agroalimentar e da biodiversidade de Cabo Verde em temas científicos com impacto local e internacional.

O protocolo foi assinado pela Sra. Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, e pelo Sr. Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, na presença do Sr. Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e da Sra. Coordenadora do CIMO, Isabel Ferreira.

A Sra. Ministra da Educação da República de Cabo Verde, Maritza Rosabal Peña e o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa, Manuel Heitor, assinaram também uma declaração de intenções de apoio ao desenvolvimento e criação do CIMO-Cabo Verde.

Prémio em Ecossistemas de Montanha 2018

O Prémio em Ecossistemas de Montanha 2018 foi instituído pela SPECO (Sociedade Portuguesa de Ecologia), o CIMO e o IPB para premiar trabalhos de Investigação (Teses de Mestrado) desenvolvidos no âmbito de ecossistemas de montanha, naturais, semi-naturais ou artificiais, em Portugal ou outra região do mundo. Podem propor-se ao Prémio todos os alunos com uma tese de mestrado defendida entre 2016 e 2018 numa instituição portuguesa de ensino superior. As candidaturas terminam no dia 28 de setembro. Consulte o regulamento, ficha de candidatura e mais informação sobre o Prémio no portal da SPECO.

João Azevedo, Prof. Coordenador
Centro de Investigação de Montanha (CIMO) & Escola Superior Agrária
Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia
5300-253 BRAGANÇA
PORTUGAL

Inscrições Abertas para Apresentação de Relatos de Experiências

Está aberta a chamada para apresentação de experiências para o III Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha – Mountains 2018 – até 31 de agosto de 2018.

Objectivo: proporcionar um espaço para compartilhar experiências e construir conhecimento que contribua para outros estudos e experiências sobre o desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha nas áreas de agroecologia, agricultura, alterações climáticas, turismo rural, florestas, água, territórios, serviços dos ecossistemas, política pública , uso da terra e outros relacionados ao tema geral.

O comitê organizador selecionará os relatos de experiência para a apresentação por 10 minutos, mais 5 minutos para perguntas e respostas.

Os critérios para a seleção são a adesão ao tema do evento, relevância e originalidade.

Haverá tradução simultânea (Inglês, Português e Espanhol).

Formato do relato de experiência: Texto em inglês, Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, máximo 3.000 caracteres com espaço 1,5. Instituição, Apresentador, Introdução, Descrição da Experiência, Resultados e Conclusão.

As propostas devem ser enviadas como um anexo para o endereço de email: mountains2018@gmail.com

Mountains 2018 - Comissão Organizativa
Adriana Maria de Aquino - Embrapa Agrobiologia- Brazil
João Azevedo - CIMO - Portugal
Luis Felipe Cesar - Crescente Fértil - Brazil
Martin Price - Perth College UHI/Unesco - Scotland
Mauro Pinto - Embrapa Agroindústria de Alimentos - Brazil
Monica Alves Amorim - Universidade Federal do Ceará - Brazil
Rachel Prado - Embrapa Solos - Brazil Renato Linhares de Assis - Embrapa Agrobiologia- Brazil
Rosalaura Romeo - Mountains Partnership - FAO - Italian

Sustentabilidade da Montanha Portuguesa: Realidades e Desafios

A versão final e integral do livro eletrónico "Sustentabilidade da Montanha Portuguesa: Realidades e Desafios" está a partir de agora disponível ao público (http://hdl.handle.net/10198/15034). Este livro, editado pelos membros do CIMO João Azevedo, Vasco Cadavez, Margarida Arrobas e Jaime Pires, foi publicado em 2016 cobrindo um vasto leque de assuntos relevantes para a investigação e desenvolvimento de montanha em Portugal.